Pró-Espécies seleciona consultoria para o plano estratégico de comunicação e elaborar a identidade visual do PAT Capixaba-Gerais – Encerrada

Publicado em 9 de maio de 2023
Pró-Espécies seleciona consultoria para o plano estratégico de comunicação e elaborar a identidade visual do PAT Capixaba-Gerais – Encerrada Créditos: Moisés Muálem / WWF-Brasil

Convidamos você a participar da seleção para contratação de consultoria para a elaboração de Plano Estratégico de Comunicação e elaborar a identidade visual e manual de aplicação, com vistas a promover o engajamento da sociedade na conservação das espécies ameaçadas de extinção alvo do PAT Capixaba-Gerais em médio e longo prazo, tendo como visão norteadora o alcance dos Objetivos Específicos do Plano e a execução das ações constantes na Matriz de Planejamento. E, elaborar o manual de identidade visual do PAT Espinhaço Mineiro, considerando a logomarca já existente, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Especificações:
A contratada deve atuar em colaboração com o IEMA e o IEF nas atividades necessárias para alcance do objetivo assim como também terá interação com a consultoria responsável por a elaboração da divulgação das ações do PAT Capixaba-Gerais.

a. Atividades a serem desenvolvidas

a.1. Reuniões online sistemáticas com equipe do Núcleo Operacional do PAT Capixaba-Gerais e com Grupo de Assessoramento Técnico (GAT);
a.2. Elaboração do Plano Estratégico de Comunicação contendo objetivos, metas e indicadores, públicoalvo, mensagens-chave, estratégias para comunicação interna (entre a Coordenação, GAT e articuladores), estratégias para comunicação externa (apuração de atores locais, lideranças e multiplicadores, canais de comunicação, oportunidades de relacionamento e parcerias), levando em consideração o território, os objetivos e ações do PAT. O Plano Estratégico contemplará as atividades para sua implementação e proposta de estratégia de divulgação incluindo roteiro com orientações para a adequação e/ou construção de canais de comunicação e indicadores de resultados esperados (métricas periódicas de alcance, engajamento, etc.)
a.3. Criação da logomarca do PAT Capixaba-Gerais como identidade visual, elaborando também o manual de aplicação da logomarca (elementos de identificação da marca, versão positiva, versão negativa, grid de construção, área de proteção, cores institucionais, redução de marca, uso incorreto da logomarca e aplicações da identidade visual) e a elaboração de arte para aplicações diversas, papelaria institucional, template para documentos digitais e Power Point (timbre, assinatura, slide padrão capa, slide padrão miolo, slide padrão assinatura, camisa e boné/chapéu etc.)
a.4. Elaboração de manual de aplicação da logomarca já existente do PAT Espinhaço Mineiro (elementos de identificação da marca, versão positiva, versão negativa, grid de construção, área de proteção, cores institucionais, redução de marca, uso incorreto da logomarca e aplicações da identidade visual) e a elaboração de arte para aplicações diversas, papelaria institucional, template para documentos digitais e PowerPoint (timbre, assinatura, slide padrão capa, slide padrão miolo, slide padrão assinatura, camisa e boné/chapéu etc.)

b. Especificações dos produtos/ Forma de apresentação da entrega.

b.1. Plano Estratégico de Comunicação do PAT Capixaba-Gerais, incluindo orientações para divulgação em redes sociais (arquivos *doc e *pdf);
b.2. Logotipo de identidade visual do PAT Capixaba-Gerais, em formato vetorial e editável (eps e ai), jpg, png e pdf, colorido e preto e branco (monocromática);
b.3. Manual de Identidade visual e aplicação de logotipo em formato aberto (InDesign ou Illustrator) e formato fechado (arquivo *doc e *pdf) do PAT Capixaba-Gerais;
b.4. Artes para aplicações diversas (timbre, slide padrão capa, slide padrão miolo, slide padrão assinatura, camisa e boné/chapéu etc.) em formato vetorial e editável (eps e ai), jpg, png, pptx, docx e pdf, do PAT Capixaba-Gerais;
b.5. Manual de Identidade visual e aplicação de logotipo em formato aberto (InDesign ou Illustrator) e formato fechad (arquivo *doc e *pdf) do PAT Espinhaço Mineiro;
b.6. Artes para aplicações diversas (timbre, slide padrão capa, slide padrão miolo, slide padrão assinatura, camisa e boné/chapéu etc.) em formato vetorial e editável (eps e ai), jpg, png, pptx, docx e pdf, do PAT Espinhaço Mineiro.

c. Materiais disponibilizados para a execução da atividade (caso haja)

c.1. Sumário Executivo do PAT Capixaba-Gerais;
c.2. Acervo fotográfico do PAT Capixaba-Gerais;
c.3. Matriz de Planejamento e Relatórios de atividades realizadas do PAT Capixaba-Gerais
c.4. Logomarca vetorizada do PAT Espinhaço Mineiro.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 5 meses (de junho a outubro de 2023).

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 22/05/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 17/05/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 19/05/2023.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Resultado de seleção da Carta Convite SC045775– Publicado no dia 28 de setembro de 2023.

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