Pró-Espécies seleciona consultoria para o mapeamento da cadeia de comércio de espécies CITES da fauna – Aberta

Publicado em 17 de maio de 2024
Pró-Espécies seleciona consultoria para o mapeamento da cadeia de comércio de espécies CITES da fauna – Aberta Créditos: Luan Marcel / Acervo IBAMA

Convidamos você a participar da seleção para a execução da atividade “Mapear a cadeia de comércio de espécies CITES da fauna (Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios)”, no âmbito do Projetono âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Os serviços a serem executados estão inseridos no Componente 2, Macroatividade 2.01 – “Desenvolvimento de estrutura de inteligência institucional para combate aos crimes contra fauna e flora” e na Atividade “Desenvolver ferramentas de combate a ilícitos ambientais (ICCWC)” do Projeto GEF Pró-Espécies. Portanto, tal mapeamento visa avaliar o comércio internacional das espécies CITES de fauna no intuito de investigar possíveis correlações entre as espécies mais comercializadas e as mais traficadas. A partir dos resultados obtidos, caso sejam verificadas correlações, poderão ser gerados subsídios para possíveis restrições à comercialização legal de certas espécies, visando o desestímulo e o combate ao tráfico destas.

Neste contexto, por serem os grupos taxonômicos mais visados pelo comércio e tráfico internacionais, as análises serão voltadas apenas às operações envolvendo as espécies CITES de animais vivos pertencentes às Classes dos Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios. Embora os peixes também sejam alvos do comércio e tráfico, os mesmos serão excluídos desse trabalho devido à sua grande maioria ser de espécies não CITES.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 165 dias.

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 06/06/2024. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 24/05/2024 pelo email: : [email protected]
e [email protected] com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Dúvida Carta Convite: SC002050.

A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 28/05/2024.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 12 estados do Brasil (MA, BA, PA, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 28 de maio de 2024.

Pin It on Pinterest