Pró-Espécies seleciona consultoria para levantamento de dados primários e desenvolvimento de diretrizes para reduzir o impacto da pesca no PAT Espinhaço Mineiro – Encerrada

Publicado em 18 de outubro de 2023
Pró-Espécies seleciona consultoria para levantamento de dados primários e desenvolvimento de diretrizes para reduzir o impacto da pesca no PAT Espinhaço Mineiro – Encerrada Créditos: Jorge Abdala Dergam do Santos

Convidamos você a participar da seleção para contratação de consultoria para realizar levantamento de dados primários para corroborar na estimativa do tamanho populacional e no desenvolvimento de diretrizes de metodologia para reduzir o impacto da pesca e realizar a coleta e o transporte de exemplares vivos de Steindachneridion doceanum (Surubim do doce) contemplados nas ações 1.9, 1.15 e 3.2 do Plano de Ação Territorial para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Espinhaço Mineiro (PAT Espinhaço Mineiro), no âmbito do Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

O escopo de trabalho para os serviços especificados nesta Carta Convite é o território do Espinhaço Mineiro, que abrange uma área com 105.251 km², de norte a sul, sendo aproximadamente 677 km² que perpassam os biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Devido a sua grande extensão, diversidade biológica e contextos socioeconômicos, no âmbito do Plano, foram adotadas 4 sub-regiões de trabalho denominadas: Norte, Centro-Norte, Centro-Sul e Sul (figura 1). Contudo, o trabalho proposto nesta carta convite se limita geograficamente à região Centro-Sul, dentro da bacia hidrográfica do Rio Doce, impactada pelo rompimento da Barragem de “Fundão”, Mariana, MG. As áreas remanescentes da espécie endêmica e ameaçada surubim-do-Doce, Steindachneridion doceanum estão restritas a afluentes de três municípios: Aimorés (Rio Manhuaçu), Ponte Nova (Rio Piranga) e Ferros (Rio Santo Antônio), todos no estado de Minas Gerais.

 

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 150  dias (de dezembro/2023 a abril/2024).

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 04/12/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 29/11/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 30/11/2023.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC045290 – Publicado no dia 13 de novembro de 2023.

Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC045290 – Publicado no dia 24de novembro de 2023.

 

Resultado de seleção da Carta Convite SC045290 – Publicado no dia 30 de janeiro de 2024.

Pin It on Pinterest