Convidamos você a participar da seleção implementação da Estratégia de Comunicação do PAT Planalto Sul, incluindo a instrumentalização de ferramentas e canais de comunicação para públicos-alvo prioritários e a transferência de conhecimento para a continuidade de veiculação de mensagens-chave pela coordenação do PAT e seus parceiro, no âmbito do Projeto Pró Espécies: Todos contra a extinção.
Em 2022 foi elaborada a Estratégia de Comunicação do PAT Planalto Sul, abrangendo a definição dos seus públicos-alvo, a construção dos seus objetivos de comunicação, a proposição de mensagens[1]chave e de ferramentas e canais a serem adotados. De forma integrada à elaboração da Estratégia, foram construídos o Manual da Marca do PAT, templates para sua aplicação e uma narrativa publicitária para subsidiar conteúdos a serem veiculados para seus públicos-alvo, devidamente descritos e mapeados.
Todos estes materiais devem servir de subsídio para direcionar a assessoria de implementação da Estratégia, contando ainda como diretriz fundamental a instrumentalização de uma capacidade de continuidade da comunicação pela equipe de coordenação do PAT e/ou seus parceiros.
Espera-se, portanto, que a assessoria auxilie na consecução do objetivo geral definido: Implementar estratégias de comunicação que contribuam para ampliar a visibilidade das ações e resultados do PAT Planalto Sul, além de criar conexões com os públicos prioritários do território, gerando assim interesse capaz de garantir a circulação orgânica de informações entre as pessoas, promover e articular a conservação das espécies-alvo, valorizar aspectos socioculturais, boas práticas ambientais e cadeias produtivas sustentáveis, bem como atrair atenção de parceiros e fontes de financiamento para o Plano de Ação.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de maio a setembro de 2024.
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 21/05/2024. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 15/05/2024 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 16/05/2024.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC001777 – Publicado no dia 13 de maio de 2024.