Convidamos você a participar da seleção para elaborar proposta de solução de Business Intelligence (BI) com objetivo de auxiliar na gestão dinâmica e definição de estratégias da fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), tendo como base a realização de diagnóstico das demandas da fiscalização, relacionados aos principais vetores de pressão (ameaças) elencados no Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas no Território Chapada Diamantina – Serra da Jiboia, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Plano de Ação Territorial (PAT) para a Conservação de Espécies Ameaçadas no Território Chapada Diamantina – Serra da Jiboia abrange 56 municípios com diversas fitofisionomias dos biomas Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado, englobando 27 espécies alvo ameaçadas de extinção, além de mais 339 espécies, classificadas em diversas categorias, que serão também beneficiadas de forma direta ou indireta.
Considerando que os vetores de pressão (ameaças) a esse território, mapeados em oficinas de elaboração no PAT, estão relacionados às atividades de produção agrícola e pecuária, dentre outros, associados aos possíveis desmatamentos e queimadas ilegais, justifica-se a contratação desta consultoria técnica especializada composta por uma equipe com dois profissionais para prestar serviço e elaborar produto para cumprimento dos objetivos previstos no PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia, para uma melhor estruturação da fiscalização relacionada à tomada de decisões estratégicas visando o combate ao desmatamento e queimadas ilegais, a partir do aproveitamento das ferramentas de detecção e monitoramento da cobertura vegetal com a do Programa Harpia de Gestão da Vegetação Nativa do Estado da Bahia, bem como outras plataformas, a fim de reduzir essas ameaças sobre as espécies alvo e seus ecossistemas.
Essa contratação irá contemplar a ação 1.1 do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia dentro do Objetivo 1: Minimização dos impactos das atividades agropecuárias, de mineração, queimadas e da introdução de espécies exóticas.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 12/10/2021. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
O período estimado da consultoria será de 180 dias (período estimado de 10/2021 a março/2022).
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 06/10/2021 pelo e-mail: [email protected]. O documento Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 08/10/2021.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Prorrogação de Prazo de Carta Convite SC040876 – Publicado no dia 30 de outubro de 2021.
Anexo II – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 08 de outubro de 2021.
Resultado de seleção da Carta Convite SC040876 – Publicado no dia 01 de abril de 2022.