Convidamos você a participar da seleção para proposta de serviço para a elaboração de material gráfico para a auxiliar na estratégia de comunicação e divulgação para os Planos de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte) e do Território do Xingu – PAT Xingu. O PAT Meio Norte é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLORBio) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o PAT Xingu pelo IDEFLOR-Bio, ambos no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O escopo de trabalho para os serviços especificados nesta Carta Convite são os territórios dos dois PATs, que abrangem os estados do Maranhão, Tocantins e Pará. O PAT Meio Norte prevê ações que visam a proteção de 12 espécies-alvo, sendo: três espécies da flora e nove da fauna, classificadas em diferentes categorias de ameaça de extinção. O PAT Xingu foi elaborado para proteger quatro espécies de flora e quatro espécies da fauna, além dos seus habitats no Território Xingu.
Especificações
– Criação da logomarca do PAT Meio Norte como identidade visual e elaboração do manual de identidade (elementos de identificação da marca, versão positiva, versão negativa, grid de construção, área de proteção, cores institucionais, redução de marca, uso incorreto da logomarca e aplicações da identidade visual). Os materiais devem ser entregues em formatos editáveis (ai/eps/indd/idml) e fechados (png/jpf/pdf);
– Criação da logomarca do PAT Xingu como identidade visual e elaboração do manual de identidade (elementos de identificação da marca, versão positiva, versão negativa, grid de construção, área de proteção, cores institucionais, redução de marca, uso incorreto da logomarca e aplicações da identidade visual). Os materiais devem ser entregues em formatos editáveis (ai/eps/indd/idml) e fechados (png/jpf/pdf);
– Elaboração de cartilha, guia de identificação de espécies, folder, cartaz de divulgação para cada um dos PATs (Meio Norte e Xingu) produzidos com linguagem adequada a cada público-alvo. Os materiais devem ser entregues em formatos editáveis (ai/eps/indd/idml) e fechados (png/jpf/pdf).
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de 6 meses (de janeiro a junho/2023).
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 23/01/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 10/01/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 12/01/2023.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 17 de janeiro de 2023.
Resultado de seleção da Carta Convite SC 045100– Publicado no dia 20 de fevereiro de 2023.