Convidamos você a participar da seleção para proposta de serviços de elaboração de base de dados para inclusão no Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil, referentes ao Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual de Vila Velha e Parque Estadual Guartelá, no âmbito do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
O Território denominado “Caminho das Tropas Paraná-São Paulo” compreende 110 municípios no Paraná e 53 em São Paulo (área de 12.474.067 hectares) e 23 espécies-alvo (15 de flora e 8 de fauna), que são espécies Criticamente em Perigo de extinção “CR”. Para esse território foram definidos seis objetivos que buscam a proteção, a conservação, a restauração, o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade do território, com atenção especial às espécies – alvo e formações fitofisionômicas campestres, savânicas, de floresta ombrófila mista e ambientes cavernícolas e cerca de 70 ações a serem implementadas.
Para a contratação referente a esta Carta Convite, o trabalho deverá ser focado nas seguintes Unidades de Conservação que fazem parte do Território do PAT: Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual de Vila Velha e Parque Estadual Guartelá.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de 120 dias (de novembro/2023 a fevereiro/2024).
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 20/11/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 13/11/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia:14/11/2023.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC046236 – Publicado no dia 08 de novembro de 2023.
Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 14 de novembro de 2023.
Resultado de seleção da Carta Convite SC046236 – Publicado no dia 04 de janeiro de 2024.