Pró-Espécies seleciona para contratação de um para botânico com conhecimento em espécies endêmicas ameaçadas de extinção do RJ – Encerrada

Publicado em 22 de agosto de 2022
Pró-Espécies seleciona para contratação de um para botânico com conhecimento em espécies endêmicas ameaçadas de extinção do RJ – Encerrada Créditos: Adriano Gambarini

Convidamos você a participar da seleção para apoiar as ações da equipe técnica do PAN Flora Endêmica RJ durante as expedições de campo para identificação e coleta de material botânico, incluindo a realização de todas as etapas do projeto previstas do manejo ao longo de dez meses, articulação com os parceiros e elaboração de relatórios, visando implantar ações do PAN da Flora Endêmica, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

O escopo de trabalho para os serviços especificados nesta Carta Convite é o estado do Rio de Janeiro, em especial as Unidades de Conservação do Instituto Estadual do Ambiente e Unidades de Conservação Municipais do estado definidas pela equipe técnica deste PAN. Bem como, as espécies da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (vide resolução CONEMA n° 80).

Especificações:

O PAN da Flora Endêmica RJ está sob a coordenação da equipe da Superintendência de Conservação Ambiental (SUPCON), da Subsecretaria de Conservação Ambiental e Mudanças do Clima (SUBCON), da SEAS.

– O projeto conta com a parceria do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC Flora) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

– As ações do PAN que serão alvo deste projeto já foram determinadas pela equipe técnica da SEAS.

– O contratado deverá realizar reuniões periódicas com a equipe da SUPCON/SUBCON/SEAS, e com os demais parceiros sempre que necessário.

– O contratado deverá ter disponibilidade para viagens pelo estado do Rio de Janeiro conforme necessário.

– O contratado deverá possuir os equipamentos necessários para as ações e obrigatoriamente deverá possuir RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) para coleta de sementes.

– As áreas foram definidas pela equipe técnica do PAN Flora Endêmica RJ, mas poderão sofrer alterações caso haja a necessidade. O contratado poderá contar com apoio dos agentes locais (gestores, guarda-parques e comunidade) para realização das atividades.

– As despesas com o translado, diárias e alimentação ficarão por conta do contratado e devem constar na proposta financeira.

– Até o fim do trabalho, o consultor deverá coletar sementes de pelo menos 10 espécies endêmicas ameaçadas de 100 indivíduos.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 300 dias (de setembro/2022 a junho/2023).

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 20/09/2022. Acesse para mais informações sobre a carta convite

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 15/09/2022 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 16/09/2022.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Pin It on Pinterest