Pró-Espécies seleciona consultoria para assessoria de produção de conteúdo e imprensa – Encerrada

Publicado em 3 de março de 2022
Pró-Espécies seleciona consultoria para assessoria de produção de conteúdo e imprensa – Encerrada Créditos: Michel Gunther / WWF

Convidamos você a participar da seleção para assessoria de produção conteúdo e imprensa para o Projeto sob coordenação da agência coordenadora e executora, âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

A presente contratação tem como intuito promover as ações do Projeto Pró-Espécies na opinião pública para fortalecer vínculos do público com o meio ambiente e as espécies ameaçadas de extinção, promover a temática de biodiversidade a audiências que têm pouco conhecimento e relação afetiva. Além de buscar fortalecer vínculos com instituições governamentais e privadas que se dedicam a conservação de espécies ameaçadas de extinção.

O Projeto Pró-Espécies está estruturado em quatro Componentes que têm como objetivo geral adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies, mas cada componente possui um objetivo e temática.

a) Componente 1 Integração de Conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais. Objetiva promover medidas para reduzir as ameaças e reforçar o quadro de políticas de conservação para espécies ameaçadas, integrando-as à políticas já estabelecidas. Procura-se também que através do desenvolvimento de ações e políticas estratégicas aumente-se a adoção de planos de ação territoriais e de medidas de mitigação de impactos de atividades antrópicas.

  • A elaboração e implementação dos Planos de Ação Territoriais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAT) e Planos de Ação Nacionais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) se encontra contemplada neste Componente por tratar-se de instrumentos de conservação que são coordenados pelos parceiros do Projeto com intuito de reforçar as políticas de conservação e reforçam o cumprimento a metas nacionais e internacionais de biodiversidade. No âmbito do Pró-Espécies as espécies-alvo possuem categoria de risco Criticamente em Perigo (CR), descritas na Portarias MMA nº 443,444 e 445, e que não são contempladas por nenhum instrumento de conservação oficial.

b) Componente 2 – Controle, sensibilização e engajamento sobre caça, extração ilegal e tráfico de espécies silvestres. Visualiza aumentar a eficácia no enfrentamento da exploração ilegal ou irregular da biodiversidade. Para tanto, serão promovidas medidas para o desenvolvimento das capacidades nacionais para o combate ao ilícito ambiental e medidas e iniciativas para o engajamento das comunidades locais para prevenir e combater o tráfico ilegal da fauna e da flora.

c) Componente 3 – Prevenção e detecção precoce de espécies exóticas invasoras e resposta rápida. Visa-se criar um Sistema de Alerta e Detecção Precoce de Espécies Exóticas Invasoras – SAI para prevenir e controlar novas invasões biológicas no Brasil.

d) Componente 4 – Coordenação, Monitoramento e Comunicação. Propõe-se a comunicação das ações do projeto buscando a sensibilização e o engajamento da sociedade frente aos desafios para conservação das espécies abordados no projeto.

O período estimado da consultoria será de 12 meses (aprox. de abril/2022 a abril/2023)

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 28/04/2022. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 25/04/2022 pelo e-mail: [email protected]. A publicação do documento “Perguntas e Respostas” será publicada nesta página no dia 26/04/2022.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

1° Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC042206 – Publicado no dia 17 de março de 2022.

2° Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC042206 – Publicado no dia 29 de março de 2022.

3° Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC042206 – Publicado no dia 13 de abril de 2022.

Resultado de seleção da Carta Convite SC042206 – Publicado no dia 05 de julho de 2022.

Pin It on Pinterest