Pró-Espécies seleciona consultoria para assessorar a execução do PAT Território 20 (Cinturão Verde de São Paulo) – Aberta

Publicado em 17 de janeiro de 2022
Pró-Espécies seleciona consultoria para assessorar a execução do PAT Território 20 (Cinturão Verde de São Paulo) – Aberta Créditos: Adriano Gambarini. Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo, Brasil.

Convidamos você a participar da seleção para contratação de serviço com vistas ao assessoramento e ao apoio técnico e operacional relativos à finalização da elaboração, à implementação e ao monitoramento do Plano de Ação Territorial (PAT) do Território 20 – Cinturão Verde de São Paulo, no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

Este Território possui 2,7 milhões de hectares, intersecciona 89 municípios e se estende da região de Sorocaba a oeste até a região de São José dos Campos a leste, até as porções terrestres de municípios do litoral central a sul e municípios integrantes do Sistema Cantareira a norte. Também intersecciona 31 Unidades de Conservação estaduais, das quais 16 de proteção integral e 16 de uso sustentável, contemplando, ainda 16 Terras Indígenas e 3 erras de Quilombo, bem como boa parte dos limites da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV).

A contratada deverá realizar reuniões periódicas com a coordenação do Núcleo Operacional da PAT Território 20, estar presente nas reuniões do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), acompanhar trabalhos/expedições de campo, apoiar na elaboração e ajustes dos Planos Orçamentários Anuais (POA), além de outras atividades previstas no plano de trabalho e que podem ser encontradas integralmente na carta convite.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

O período estimado da consultoria será de 18 meses (de janeiro/2022 a julho/2023.

Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 28/01/2022. Acesse para mais informações sobre a carta convite

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 24/01/2022 pelo email: proespecies@wwf.org.br.
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 26/01/2022.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Pin It on Pinterest