Convidamos você a participar da seleção para assessoramento nas etapas de elaboração do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Caatinga-Mucugê para o Projeto “GEF Pró-espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.
O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção tem como um dos objetivos no seu Componente 1 elaborar Planos de Ação Territoriais (PAT) contemplando as espécies Criticamente em Perigo (CR) que não contam com instrumentos de conservação ou em Unidades de Conservação (UCs) das listas nacional e estadual.
Os planos contemplam a proteção de espécies ameaçadas de diferentes grupos taxonômicos da fauna e da flora, considerando o ambiente em que as espécies vivem, os aspectos socioeconômicos da região e o envolvimento de atores locais.
O estado da Bahia possui cinco territórios na área de atuação do projeto e tem como meta elaborar um Plano de Ação no ano 02 do projeto para o território Caatinga-Mucugê. É imprescindível a contratação de consultoria especializada para assessorar a equipe do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos do Estado da Bahia – INEMA, acompanhando e participando de todas as etapas do projeto.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
Os candidatos devem enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 18 de setembro de 2019. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
O período estimado da consultoria será de setembro de 2019 a agosto de 2020.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenada pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Dúvidas podem ser esclarecidas até o dia 13/09/2019 pelo email: [email protected].
Carta convite: Consultoria para assessoramento em plano de ação territorial Caatinga-Mucugê