Convidamos você para participar da reabertura da seleção de consultoria para proposta e validação de protocolos de avaliação de risco de invasão biológica de vertebrados terrestres e aquáticos (exceto peixes) e invertebrados terrestres no Brasil, no âmbito do Projeto “GEF Pró-espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.
Neste contexto e considerando que espécies exóticas invasoras estão entre os principais fatores de pressão sobre a biodiversidade, foi proposto o componente 3 do Projeto Pró-Espécies, que visa prevenir e detectar precocemente a introdução de espécies exóticas e invasoras e implementar ações de resposta rápida.
A análise de risco refere-se à avaliação da magnitude e da natureza dos possíveis efeitos negativos da introdução proposta, assim como à probabilidade de que esses efeitos se produzam. O processo de análise de risco deve contemplar a avaliação de risco de vertebrados terrestres e aquáticos (exceto peixes) e invertebrados terrestres e, posteriormente, calibrar e validar os protocolos, além de estabelecer diretrizes com a finalidade de subsidiar o processo de análise de risco e a tomada de decisão sobre os pedidos de importação.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de 300 dias (período estimado de julho/2020 a maio/2021).
A instituição devem enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 24/06/2020. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
O prazo previsto para finalização do processo de seleção é 25/07/2020, podendo este ser prorrogado pelo WWF-Brasil.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Dúvidas podem ser esclarecidas até o dia 15/06/2020 pelo email: [email protected].
Carta Convite – Publicada no dia 28 de abril de 2020.
Anexo I. Perguntas e Respostas – Publicado no dia 11 de maio de 2020.
Retificação da Carta Convite SC035410 – Publicada no dia 13 de maio de 2020.
Reabertura de Carta Convite SC035410 – Publicada no dia 10 de junho de 2020.