Projeto Pró-Espécies seleciona consultoria para divulgação de Planos de Conservação – Aberta

Publicado em 31 de maio de 2024
Projeto Pró-Espécies seleciona consultoria para divulgação de Planos de Conservação – Aberta Créditos: Julio Itacaramby

O Projeto Pró-Espécies está em busca de uma consultoria especializada para desenvolver e executar uma estratégia de divulgação, que inclui a criação de manuais de identidade visual e a produção de conteúdo. O objetivo principal é promover os Planos de Ação Nacional (PAN) coordenados pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), por meio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), visando a implementação efetiva das ações de conservação em diversos territórios.

Destacamos o PAN da Bacia do Alto Tocantins, abrangendo 68 divisões administrativas em uma área de 55.637 km2 no estado de Goiás e no Distrito Federal. Com a participação de 105 colaboradores e 43 instituições, este plano concentra-se em 24 ações prioritárias para ampliar a conservação das 98 espécies da flora ameaçada de extinção na região. Além do PAN Hileia Baiana, que se estende por 36 municípios do sul e extremo sul da Bahia. Voltado para a conservação de 221 espécies da flora ameaçada de extinção e envolvendo 118 colaboradores de cerca de 25 instituições, este PAN atua para aprimorar o conhecimento e a proteção dessas espécies e de seus habitats.

Esta iniciativa integra a “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies: Todos contra a extinção”, que busca alocar recursos para adotar medidas de prevenção, conservação, manejo e gestão que possam minimizar as ameaças e os riscos de extinção das espécies.

A consultoria terá uma duração aproximada de 150 dias, prevista para ocorrer entre julho e novembro de 2024.

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 20/06/2024. Para mais informações sobre a carta convite, acesse aqui.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 07/06/2024 para o e-mail: [email protected]

A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será feita nesta página até o dia 12/06/2024.

O encerramento da seleção está previsto para 31/06/2024.

 

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O Projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF). A agência implementadora é o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o WWF-Brasil foi selecionado para atuar como a agência executora, sendo, portanto, o responsável pela execução técnica e financeira dos recursos do projeto.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Pin It on Pinterest