O projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, em nome de todos os colaboradores, presta profunda solidariedade e manifesta profundo pesar pelo falecimento da professora Nádia Roque, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, ocorrido no dia 10 de outubro.
Nádia Roque desenvolveu pesquisa acadêmica na área de Sistemática Vegetal, com principal enfoque na família Asteraceae. Sua trajetória acadêmica foi marcada pela dedicação ao ensino e à orientação de alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em sistemática e florística de Angiospermas junto ao Programa de Pós-Graduação em Botânica (UEFS) e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (UFBA).
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (1991), concluiu mestrado (1995) e doutorado (1999) em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. A Dra. Nádia Roque foi coordenadora das expedições científicas do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jiboia (PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia) e membro do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) nos deixou prematuramente.
Sua dedicação e paixão pela pesquisa inspiraram muitos e deixaram um legado significativo no campo da botânica.
Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.