Por Krishna Bonavides / MMA.
O Dia Mundial das Aves Migratórias (World Migratory Bird Day – WMBD) é uma campanha anual de sensibilização que destaca a necessidade de conservação das aves migratórias e de seus habitats. A poluição luminosa é o foco da campanha de 2022.
A luz artificial está aumentando globalmente em pelo menos 2% ao ano e é conhecida por afetar negativamente muitas espécies de aves. A poluição luminosa é uma ameaça significativa para as aves migratórias, causando desorientação quando voam à noite, levando a colisões com edifícios, perturbando seus relógios internos ou interferindo em sua capacidade de realizar migrações de longa distância.
Soluções para a poluição luminosa estão prontamente disponíveis. Por exemplo, cada vez mais cidades no mundo estão tomando medidas para diminuir as luzes dos edifícios durante as fases de migração na primavera e no outono. As diretrizes de melhores práticas também estão sendo desenvolvidas no âmbito da Convenção sobre Espécies Migratórias para abordar esse problema crescente e garantir que ações sejam tomadas globalmente para ajudar as aves a migrar com segurança.
Durante a 13ª Reunião da COP da CMS, foi aprovada a Resolução UNEP/CMS/Resolution 13.5 com ”Diretrizes sobre Poluição Luminosa para a Vida Silvestre”, que contém em anexo um manual sobre poluição luminosa para tartarugas, aves marinhas e aves costeiras migratórias:
Resolution 13.5 – Light Pollution Guidelines for Wildlife
O Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção contribui com a implementação da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), estando presente no Componente 1- Incorporação de conservação de espécies ameaçadas em políticas setoriais e representando uma contribuição do projeto para iniciativas globa