Por Rodrigo Braga/MMA e Tatiani Chapla/MMA.
O Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente realizou dia 11 de julho oficina virtual de validação da lista de espécies exóticas invasoras prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida. Este trabalho é realizado no âmbito da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras e conta com apoio do projeto GEF Pró-Espécies: Todos contra a Extinção.
A lista é composta por espécies exóticas invasoras ausentes ou contidas e tem como objetivo subsidiar o planejamento e execução de ações de prevenção, detecção precoce, resposta rápida, erradicação, contenção, controle e mitigação de impactos de espécies exóticas invasoras no país. O processo de priorização utilizou como critérios a probabilidade de introdução, estabelecimento e dispersão, a avaliação de impactos e a viabilidade de detecção e erradicação.
O encontro virtual, continuação da oficina de alinhamento realizada dia 28 de junho (veja aqui matéria), reuniu especialistas que avaliaram e propuseram melhorias sobre a lista de espécies prioritárias, disponibilizada por meio de planilha virtual, como uma atividade assíncrona dos dias 29 junho a 06 de julho.
A lista final engloba 112 espécies, sendo 29 em situação contida e 83 ausentes. Destas 64 são animais e 48 são plantas. Com relação aos ambientes, foram identificadas 33 espécies de água doce, 17 espécies de ambientes marinhos e 62 espécies de ambientes terrestres. O grupo mais representativo se refere às plantas terrestres com 41 espécies identificadas como prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida.