A oficina de validação da avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira aconteceu no início de abril em São Paulo
Na semana de 04 a 08 de abril foi realizada a 1° Oficina de Validação da Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna Brasileira de 2022 e coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com apoio financeiro do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção. O evento foi realizado de forma presencial na Acadebio do ICMBio em Iperó, São Paulo.
A avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira é um diagnóstico que identifica quais espécies estão em risco de extinção procurando identificar as áreas onde cada espécie ocorre, a situação e tendências de suas populações e as principais ameaças que incidem sobre elas.
Esses processos de avaliação são conduzidos pelos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio com a participação ativa da comunidade científica. São executados em etapas e segue o método de categorias e critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (pela sigla em inglês, IUCN). Os resultados das avaliações subsidiam a atualização da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção.
A primeira etapa do processo de avaliação é a compilação de informações, seguida pela consulta pública, a oficina de avaliação, a oficina de validação e a publicação dos resultados. Na oficina de validação participaram 17 validadores que eram representantes do ICMBio e da comunidade científica.
Entre os resultados da oficina foram validadas as avaliações de 739 espécies:
· 53 Aves
· 219 Invertebrados
· 106 Mamíferos
· 220 Peixes Continentais
· 18 Peixes Marinhos
· 122 Répteis
Na etapa de validação confere a consistência da aplicação do método de categorias e critérios da IUCN, na qual os validadores verificam se as informações disponíveis na ficha de cada espécie dão suporte à categorização realizada pelos avaliadores.