“Garantindo pescarias compatíveis com a conservação dos albatrozes” é o tema escolhido pelo Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) para comemorar, no dia 19 de junho, o Dia Mundial dos Albatrozes deste ano. O grande número de albatrozes e petréis mortos pela pesca impulsionou o estabelecimento do ACAP há duas décadas e abordar este problema de conservação é uma parte importante do acordo.
Dois albatrozes criticamente ameaçados, o Albatroz-de-tristão da Ilha Gough (Diomedea dabbenena) e o Albatroz-das-Galápagos (Phoebastria irrorata), foram escolhidos para servir como “espécies bandeira” para chamar a atenção para as ameaças contínuas que todas as 22 espécies de albatrozes do mundo enfrentam no mar ao interagir com a pesca.
Também foram produzidos dois infográficos que visam destacar as ameaças que as duas espécies enfrentam, de maneira informativa e facilmente compreensível. Todos estes produtos estão disponíveis nas três línguas oficiais da ACAP (inglês, francês e espanhol), e também em português (infográfico abaixo).
Elaboração de texto, imagens e infográfico por World Albatross Day Agreement of the Conservation of Albatrosses and Petrels.