Certificação para uso de flora nativa valoriza quem cultiva a biodiversidade

Publicado em 14 de março de 2025

Produtores que cultivam mudas nativas em pequena escala agora contam com um novo folder que orienta sobre como obter a certificação para uso de flora nativa, uma ferramenta essencial para fortalecer o viveirismo artesanal e ampliar a conservação da biodiversidade no bioma Pampa. A iniciativa faz parte das ações do Plano de Ação Territorial (PAT) Campanha Sul e Serra do Sudeste, iniciativa que reúne esforços para proteção de espécies ameaçadas de extinção e promoção de práticas sustentáveis nos territórios onde atua.

O viveirismo artesanal é a prática feita por produtores que comercializam (ou trocam) até 10 mil mudas nativas por ano, diretamente ao consumidor final, sendo uma prática importante para a restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas. 

Ter o certificado demonstra que o produtor está comprometido com boas práticas no cultivo de espécies nativas, no funcionamento do seu viveiro e atua em conformidade com a legislação referente às questões ambientais. Além disso, é uma forma de agregar valor ao trabalho, garantindo reconhecimento e ampliando possibilidades comerciais.

O PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste faz parte do Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), execução do WWF-Brasil e coordenação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA-RS).

Pin It on Pinterest