Projeto Pró-Espécies celebra resultados e discute próximos passos para conservação da biodiversidade

Publicado em 15 de janeiro de 2025
Projeto Pró-Espécies celebra resultados e discute próximos passos para conservação da biodiversidade

Reunião do Comitê Executivo destaca avanços expressivos e projeta continuidade com novas iniciativas

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, o Comitê Executivo do Projeto Pró-Espécies apresentou durante reunião online os resultados alcançados e debateu estratégias de continuidade das ações iniciadas pelo projeto voltadas à conservação da biodiversidade. Com resultados expressivos, o projeto superou metas e evidenciou um impacto significativo na proteção de espécies ameaçadas.

Durante o encontro, os participantes celebraram os resultados do projeto, que avaliou o estado de conservação de mais de 10 mil espécies, superando em 156% a meta inicial de 7 mil. Além disso, 15 Planos de Ação Territoriais (PAT) ou Nacionais (PAN) foram elaborados – seis a mais do que o previsto – e diversas ações já estão em implementação. A capacitação também foi destaque: mais de 150 agentes do Ibama receberam treinamentos para fortalecer o combate a crimes ambientais. Os resultados superaram expectativas.

“Conseguimos realizar conjuntamente muitas coisas boas em prol das espécies ameaçadas. A implementação majoritariamente via agências estaduais foi muito boa. Graças a isso a gente têm desenvolvido propostas ótimas nos territórios priorizados com espécies que ainda não contavam com proteção, seja por áreas protegidas, seja por planos nacionais, os PANs”, afirmou Bráulio Dias, diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

O projeto Pró-Espécies também avançou em ações de prevenção e controle de espécies exóticas invasoras, produzindo materiais como guias e manuais informativos, além de projetos de controle e prevenção em Unidades de Conservação federais. Além disso, foram realizadas mais de 250 expedições relacionadas aos PANs e PATs, que resultaram na descoberta e redescoberta de espécies ameaçadas.

A participação do Pró-Espécies na COP da Biodiversidade foi um dos destaques da reunião do Comitê Executivo. Os resultados do Projeto ganharam relevância internacional durante a COP-16, realizada em outubro de 2024, em Cali, na Colômbia. O evento, promovido no Biodiversity Day da Abema, apresentou conquistas significativas, como a descoberta da bromélia Cryptanthus species (Bromeliaceae: Bromelioideae), o avanço na elaboração da lista de espécies invasoras e a integração das ações alinhadas ao Marco Global da Biodiversidade, aprovado em 2022, fortalecendo os esforços no enfrentamento das emergências ambientais.

Durante a COP, o Ministério do Meio Ambiente manifestou interesse em continuar apresentando projetos ao Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), especialmente com foco em ecossistemas campestres. Há uma expectativa de que, com a fase 9 do GEF iniciada em 2026, novas iniciativas possam ser implementadas.

Desafios e aprendizados

Apesar dos resultados positivos, os membros do Comitê Executivo reconheceram desafios enfrentados, como executar as ações durante a pandemia da COVID-19. A importância da cooperação interinstitucional e o compromisso com a continuidade das ações de conservação foi ressaltada por quase todos os participantes.  

Como possibilidade de continuidade de algumas ações, foi anunciado o início do projeto GEF Territórios de Vida Silvestre, com previsão de início após o Carnaval de 2025. Com um orçamento de 18,5 milhões de dólares, o projeto não é a continuidade do Pró-Espécies, mas seu escopo é semelhante, uma vez que prevê ações voltadas para espécies ameaçadas em alguns territórios.

O sucesso do Projeto Pró-Espécies representa um marco importante para a conservação da biodiversidade brasileira e reafirma a relevância de parcerias internacionais e planejamento estratégico na proteção das espécies ameaçadas. Segundo Bráulio Dias, o projeto terá seu fim ainda no primeiro semestre de 2025.

Pin It on Pinterest