Convidamos você a participar da seleção para serviço de levantamento e monitoramento populacional de Paratrygon aiereba no Território Cerrado Tocantins para o Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.
O PAT Cerrado Tocantins foi implementado através da Portaria NATURATINS 80 de 2020 e compreende 3.721.203,59 hectares na região centro sul do estado do Tocantins. Neste território ocorrem áreas urbanas nas proximidades de Palmas e municípios como Natividade e Dianópolis e outras menos urbanizadas e rurais, porém são conspícuos os impactos causados por barramentos, especialmente nas espécies aquáticas reofílicas. Devido a este motivo, o PAT Cerrado Tocantins tem como objetivo realizar campanhas de levantamento e monitoramento populacional das espécies alvo, entre as quais se insere a arraia-maçã, Paratrygon aiereba. Devido à complexidade deste monitoramento e da necessidade de mão de obra especializada neste tipo de estudo, optou-se pela contratação direta de pesquisador de renome internacional para que seja possível realizar o monitoramento em tempo hábil ao longo do Projeto Pró-Espécies.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de abril a outubro de 2024.
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 05/04/2024. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 02/04/2024 pelo email: [email protected] e [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 03/04/2024.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBio/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC001722 – Publicado no dia 27 de março de 2024.
Resultado de seleção da Carta Convite SC001722 – Publicado no dia 03 de julho de 2024.