Convidamos você a participar da seleção para contratação de serviço de desenvolvimento de software por ponto função para desenvolvimento de melhorias e atualização do SINTAX – Sistema de gestão de dados taxonômicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.
Especificamente:
– Converter o sistema atual de Java/Goovy para PHP/Laravel;
– Desenvolver novas funcionalidades (vide especificações adiante);
– Integrar com bases externas preferencialmente no padrão Darwin Core;
– Entregar a aplicação em container Docker publicada no ambiente interno do ICMBio em Kubernetes, em observância às diretivas da Coordenação de Tecnologia da Informação do ICMBio.
O SINTAX é um sistema de suporte a outros sistemas de informação do ICMBio. Seus dados refletem a organização dos seres vivos de acordo com a classificação taxonômica. O Sintax proporciona nomenclatura e classificação para os organismos segundo uma hierarquia (espécie, gênero, família e assim por diante). Além disso, aos táxons classificados no Sintax são associadas variáveis qualitativas de interesse à conservação da biodiversidade em nível federal, como por exemplo, a instrução de que dados de ocorrência de determinada espécie ameaçada não devam ser divulgados publicamente. Os dados nele armazenados são utilizados como insumos por outros sistemas que realizam a gestão do conhecimento sobre espécies ameaçadas, como o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Fauna Brasileira (SALVE), o Sistema de Gestão de dados do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Sismonitora), Sistema de Gestão de Dados de Biodiversidade para Avaliação de Impacto Ambiental (SISBIA), o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE) e o Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio).
O trabalho da contratada pode ser realizado remotamente na localidade onde possui sede. Porém o trabalho como produto final, abrange todo território nacional e zona econômica exclusiva à medida que o sistema vai disponibilizar uma base taxonômica de todas as espécies que ocorrem no Brasil.
A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.
O período estimado da consultoria será de 180 dias.
Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 24/07/2023. Acesse para mais informações sobre a carta convite.
Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 14/07/2023 pelo email: [email protected].
A publicação do Anexo de Perguntas e Respostas será publicado nesta página até o dia: 18/07/2023.
Sobre o Projeto Pró-Espécies
O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (DCBIO/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.
O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.
Prorrogação do Prazo da Carta Convite SC045068 – Publicado no dia 11 de julho de 2023.
Anexo I – Perguntas e Respostas – Publicado no dia 21 de julho de 2023.
Retificação da Carta Convite SC045068 – Publicado no dia 21 de julho de 2023.
Resultado de seleção da Carta Convite SC045068 – Publicado no dia 29 de abril de 2024.