A publicação tem como objetivo sensibilizar e orientar a sociedade sobre a conservação e importância dos animais para o ecossistema e como contribuir para a redução das ameaças sobre os mesmos. A produção contou com apoio da World Wide Fund for Nature (WWF), através do Projeto GEF Pró-Espécies, no âmbito do PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia.
No âmbito das ações de educação ambiental no estado, a cartilha foi planejada para abordar, além da legislação ambiental relacionada aos animais silvestres, temas que contribuem para a conservação da fauna como: ações para conservação das espécies, em especial as ameaçadas de extinção; conhecimento sobre destinação adequada dos animais silvestres provenientes de resgate, apreensões ou entrega voluntária.
O território delimitado no PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia engloba 56 munícipios, abrangendo uma área de mais de 3,9 milhões de hectares no estado da Bahia. O Território está inserido quase totalmente (aproximadamente 97,5% da área) no Bioma Caatinga e sua porção leste no Bioma Mata Atlântica. O plano visa a conservação que engloba 17 famílias da Fauna e Flora totalizando 27 espécies alvo ameaçadas de extinção, sendo 24 de plantas e 3 animais, todas elas Criticamente em Perigo de Extinção (CR) e não contempladas por Planos de Ação Nacionais para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PANs) e nem protegidas em Unidades de Conservação (UCs).