Por Rodrigo Braga /MMA.
O Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente iniciou no dia 28 de junho uma série de oficinas técnicas virtuais que objetivam validar a lista de espécies exóticas invasoras ausentes e contidas prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida. A atividade faz parte do escopo do Componente 3 do Projeto Pró-Espécies, que apoia a implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras e prevê o desenvolvimento de “Sistemas de Prevenção, Detecção Precoce e Resposta Rápida”.
A lista tem por finalidade subsidiar o planejamento e execução de ações de prevenção, detecção precoce, resposta rápida, erradicação e contenção de espécies exóticas invasoras no país. Além disso, serão contemplados os seguintes grupos da fauna e da flora: plantas terrestres; plantas e algas marinhas; plantas e algas de água doce; vertebrados terrestres; vertebrados marinhos; vertebrados de água doce; invertebrados terrestres; invertebrados marinhos; e invertebrados de água doce.
O procedimento para a priorização das espécies se fundamenta na atribuição de escores com base em metodologias de priorização propostas aplicadas em outros países e regiões. Todas as instruções para a atribuição de escores, em cada uma das seções do questionário, e as correspondentes referências bibliográficas estão disponíveis no link abaixo, bem como a lista de espécies resultantes do processo de priorização em formato Excel, incluindo os escores e as justificativas da sua atribuição para cada questão.
Caso seja especialista e queira participar do aprimoramento dos produtos em desenvolvimento acesse o Google Classroom (necessário gmail), por meio do link abaixo:
Clique aqui e acesse o resumo da metodologia, a planilha on-line e a gravação da primeira reunião.
Agenda:
29 DE JUNHO A 06 DE JULHO – Atividade colaborativa assíncrona (no Google Classroom)
11 DE JULHO • (segunda-feira) – Oficina: será aberto o diálogo para aprimoramento da Lista de Espécies das 9h às 12h