Por: Rodrigo Braga / Ministério do Meio Ambiente (MMA)
O Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente realizou, dia 04 de maio, reunião virtual de abertura à consulta a especialistas sobre os Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras. No encontro técnico houve a apresentação das propostas de manuais para os ambientes marinho, terrestre e dulcícola. Os convidados foram orientados para a participação na consulta, no intuito de aprimorar as propostas que devem subsidiar o funcionamento das ações de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de espécies exóticas invasoras no país.
Os Manuais integram um conjunto de documentos do Programa Nacional, elaborado no âmbito do Projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), tendo o MMA como coordenador, o FUNBIO como agência implementadora e o WWF-Brasil como agência executora.
As propostas de Manuais de Alerta, Detecção Precoce e Resposta Rápida de Espécies Exóticas Invasoras para os ambientes marinho, dulcícola e terrestre no Brasil foram disponibilizadas para a referência dos especialistas, por meio da plataforma Formulários Google, entre os dias 04 e 25 de maio. Tão logo o relatório da consulta pública estiver finalizado será disponibilizado para os participantes.