Por Rodrigo Braga / MMA
A 3ª Oficina de Monitoria Anual do Plano de Implementação da Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras (PIENEEI) foi realizada, de maneira virtual, entre os dias 03 e 10 de novembro. Os encontros contaram com o apoio do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a Extinção e tiveram como objetivo avaliar o andamento e realizar ajustes na execução das ações do Plano, tendo como intervalo temporal o período compreendido entre outubro de 2020 a outubro de 2021.
Integrantes do Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participaram da oficina. O encontro também contou com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério Público Federal (MPF), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA-SP), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Regional de Blumenal (FURB).
Após o monitoramento das ações do PIENEEI, foram analisados os resultados do Painel de Gestão, momento que foi relatado o total de 77 ações, sendo 8 ações concluídas, 40 ações em andamento conforme o previsto, 11 ações em andamento com problemas de realização, 15 ações não iniciadas ou não concluídas no período previsto e 3 ações planejadas para iniciarem a partir de 2022. Também, com o objetivo de aprimorar a efetividade do Plano, foram excluídas 3 ações e incluídas 3 novas.
Contando com mais de 60% de ações como concluídas ou em andamento conforme o planejado, a Estratégia teve um resultado positivo no seu progresso ao longo de 2021. Já no primeiro semestre de 2022, em data ainda a ser definida, será realizada a Avaliação de Meio Termo, contemplando a Matriz de Indicadores e Metas, com o objetivo de avaliar o alcance dos objetivos específicos do Plano.