Pró-Espécies seleciona consultoria de avaliação das espécies de aves marinhas ameaçadas e a pescaria de vara e isca viva – Aberta

Publicado em 10 de setembro de 2020
Pró-Espécies seleciona consultoria de avaliação das espécies de aves marinhas ameaçadas e a pescaria de vara e isca viva – Aberta Créditos: Nick Pecker

Convidamos você a participar da seleção de consultoria especializada para avaliar o nível de interação das espécies de aves marinhas ameaçadas com a pescaria de vara e isca viva no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

No sentido de minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas, especialmente sobre aquelas que não estão contempladas por instrumentos de conservação existentes, o Ministério do Meio Ambiente, em colaboração com suas agências vinculadas e organizações parceiras, desenvolveu o Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”, que busca alocar recursos ao Programa Pró-Espécies para adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão que possam minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies. A expectativa é que, até 2022, sejam tomadas medidas para proteção de todas as espécies ameaçadas do país, em especial para as 290 que estão em situação mais crítica, visando o envolvimento de 13 estados brasileiros.

Desta maneira, o conhecimento advindo da avaliação do nível de interação de espécies de aves marinhas ameaçadas com a pescaria de vara e isca viva faz-se necessário para incorporação de critérios relativos à mitigação de impactos para as espécies ameaçadas em políticas setoriais. Área de atuação geográfica da frota industrial que atua na pescaria de vara e isca viva a partir de embarques do Porto de Itajaí/SC e Rio Grande/RS.

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Os proponentes devem enviar a proposta, considerando os itens e condições descritos na carta convite até o dia 24/09/2020. Acesse para mais informações sobre a carta convite.

O período da consultoria será de 120 dias (período estimado de outubro/2020 a fevereiro/2021).

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 17/09/2020 pelo email: proespecies@wwf.org.br.

Pin It on Pinterest